A recuperação total da abdominoplastia ocorre em aproximadamente 60 dias depois a cirurgia, se não houver complicações. Durante este período é normal ter dor e desconforto, que pode ser amenizada com o uso de analgésicos e da cinta modeladora, além de ter cuidados com a postura para andar e para dormir.
Geralmente, os resultados são visíveis logo após a cirurgia, ficando a barriga lisa, chapada e sem gordura, embora possa permanecer inchada e com hematomas durante cerca de 3 semanas, principalmente, quando se faz também uma lipoaspiração no abdômen ou nas costas, ao mesmo tempo.
Cuidados nos primeiros dias
As primeiras 48 horas após a cirurgia são aquelas que o paciente tem mais dor e, por isso deve permanecer na cama, deitado de barriga para cima e o analgésico indicado pelo médico, além de nunca tirar a cinta e fazer movimentos com os pés e pernas para evitar a trombose.
Cuidados na 1ª semana
Durante os 8 dias seguintes à cirurgia ao abdômen o risco de ter complicações, como reabertura da cicatriz ou infeção desta é mais elevada e, por isso deve-se seguir todas as indicações do médico para que a recuperação corra bem.
Assim, na primeira semana, deve-se:
– Dormir de barriga para cima;
– Não tirar a cinta, somente para tomar banho;
– Só tirar as meias elásticas para tomar banho;
– Tomar os remédios indicados pelo médico;
– Mexer os pés e pernas a cada 2 horas ou sempre que se lembrar;
– Andar com o tronco ligeiramente inclinado para frente para evitar a reabertura dos pontos;
– Fazer a drenagem linfática manual em dias alternados, por pelo menos 20 vezes;
– Ser acompanhado por um fisioterapeuta dermato funcional para observação de complicações ou necessidade de retoques que possam melhorar a aparência final.
Além disso, não se deve mexer na cicatriz e se o curativo parecer sujo deve-se voltar à clínica para trocá-lo.
Quando voltar a dirigir
As atividades da vida diária podem aos poucos serem retomadas, porém deve ser feito pouco a pouco, sempre respirando o limite da dor, sendo aconselhado evitar esticar muito o abdômen e não fazer esforços. Desta forma, só se deve dirigir após 20 dias e quando se sentir segura.
Deve-se evitar longas distâncias e se possível adiar a volta à direção para após 30 dias da cirurgia.
Quando voltar ao trabalho
A pessoa pode voltar ao trabalho, se não tiver que ficar muito tempo de pé e se não tiver que fazer exercícios vigorosos, em cerca de 10 dias a 15 dias depois da cirurgia.
Quando voltar para academia
O retorno à prática de exercícios físicos deve acontecer cerca de 2 meses depois, com exercícios muito leves e sempre acompanhados do educador físico. Os exercícios abdominais só devem, preferencialmente, ser realizados após 60 dias e se não tiverem tido complicações como abertura dos pontos ou infecção.
Inicialmente são recomendados exercícios aeróbicos como andar de bicicleta, por exemplo.
Sinais de alerta
É importante voltar ao médico se observar:
– Curativo muito sujo de sangue ou outros líquidos;
– Abertura da cicatriz;
– Febre;
– Local da cicatriz ficar muito inchado e com líquido;
– Dor exagerada.
O médico pode observar os pontos e os resultados nas consultas de pós-operatório. Pro vezes, o corpo reage formando um tecido endurecido ao longo da cicatriz e neste caso pode-se fazer um tratamento estético indicado por um fisioterapeuta especialista.